quarta-feira, 28 de outubro de 2009

UM CERTO OLHAR EM SHAKESPEARE!!!


Funcart monta Shakespeare à brasileira

'Samba de Uma Noite de Verão' é uma grande metáfora da formação do Brasil, por meio de suas origens étnicas, de suas crenças e de seus ritmos


'Samba de Uma Noite de Verão', a montagem de formatura dos alunos da Escola Municipal de Teatro, estreia nesta sexta, dia 30 de novembro, e prossegue nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Circo Funcart, às 20 horas. A temporada continua nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

Trata-se de uma adaptação livre e inédita do clássico 'Sonho de Uma Noite de Verão', do dramaturgo inglês William Shakespeare. Com direção de Edna Aguiar em parceria com Guilherme Kirchheim, e dramaturgia do jornalista Renato Forin Jr., o espetáculo é uma grande metáfora da formação do Brasil, por meio de suas origens étnicas, de suas crenças e de seus ritmos.

A música popular brasileira, uma de nossas mais vigorosas manifestações artísticas, perpassa o enredo. Além de clássicos do cancioneiro, a peça traz música inédita composta especialmente para o espetáculo. A percussão do núcleo negro, os sopros e molhos indígenas, a instrumentação clássica legada pelo branco: todos estes sons unem-se para a construção melódica miscigenada que caracteriza o Brasil.

A peça é acompanhada por banda ao vivo, formada por quatro músicos e sob a direção de Jéssica Rezende. Ao todo, quatorze atores se revezam na interpretação de personagens reais (moradores da Vila de Vera Cruz, um humilde e animado cortiço brasileiro) e oníricos (orixás africanos que regem a floresta).

A montagem é fruto de mais de um ano de pesquisa sobre os mitos fundadores da nossa cultura por parte dos formandos e da direção. A dramaturgia buscou encontrar, no universo brasileiro, correspondências exatas às propostas de Shakespeare. Plasticamente, os figurinos e cenários trabalham o jogo entre realidade e ilusão por meio das cores que vão, por encanto, do preto e branco para o multicolor. Como num sonho.

Um comentário:

  1. assisti essa peça, foi demais! esse ano será minha formatura na EMT *-*

    ResponderExcluir