sexta-feira, 21 de maio de 2010

LANÇAMENTO DO FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA! O FESTIVAL DE CASCAVEL NEM SE "OUVE" FALAR!!!


Domingo tem concerto de lançamento do 30º FML

O Concerto terá início às 20h30 e será com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi

O 30º Festival de Música de Londrina (FML) será lançado neste domingo (23), com um concerto no Teatro Ouro Verde, em Londrina-PR, com entrada aberta ao público.

O Concerto de Lançamento terá início às 20h30 e será com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, titular da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).

Destaque para o solo do diretor artístico do FML, o pianista Marco Antônio de Almeida, executando o "Concerto para piano e orquestra, em Lá Menor, op.54" de Robert A. Schumann, homenagem aos 200 anos de nascimento deste expressivo compositor romântico alemão.

Completando o programa do Concerto de Lançamento as peças "Abertura Festiva op. 96" de D. Shostakovich e a "Sinfonia Sopra Una Canzone d`Amore", ambas do compositor Nino Rota, o celebrado compositor dos filmes de Fellini e Visconti. O terceiro movimento da Sinfonia é o tema do aclamado filme de Visconti "o Leopardo".

A 30ª edição do FML tem 80 concertos programados. Terá Fafá de Belém na abertura, Arrigo cantando Lupicínio; uma noite dedicada ao compositor alemão Johannes Brahms, com a participação do elenco da New Hope Opera da Alemanha e dos pianistas Fabio e Gisele Witkowski; pianista premiada em vários concursos internacionais, Julija Botchkovskaia confirma presença no Festival de Música de Londrina de 15 a 24 de julho, com Master classes de alta interpretação pianística e participará da programação artística interpretando Chopin e Schumann. Maestro Daisuke Soga. montagem e apresentação da obra "La Serva Padrona", de Pergolesi, com os alunos do curso Prática Ópera Studio. A direção será de Nadine Hellriegel, diretora do New Hope Ópera de Hamburgo, Alemanha.

A expectativa é de receber 1.200 alunos de todo o país (inscrições abertas entre 7 e 30 de junho de 2010). Na grade pedagógica serão cerca de 40 cursos, ministrados por professores do Brasil e internacionais. Workshop "Acting para cantores de ópera", com Veronique Elling. Será realizado o encontro "Rumos da Composição Paranaense", com conferências, mesa-redonda, mostra de composições e varal de partituras. O curso de Regência Coral será realizado de 6 a 11 de julho, com um dos maiores nomes de Regência Coral no mundo: a venezuelana Maria Guinand. 4º Concurso Nacional Jovem Camerista ( 15,16,17 de julho) e 16º Simpósio Paranaense de Educação Musical. (Fomte: Assessoria de imprensa 30ª FML)

Nenhum comentário:

Postar um comentário