terça-feira, 11 de maio de 2010

MEDÉIA COM DIREÇÃO DE MARCHIORO VOLTA AOS PALCOS!!!


Tragédia grega volta aos palcos após cinco anos

'Medéia', que será apresentada de maio a junho no Guaíra, contará a história de um casal que é exilado juntos com os filhos na cidade de Corinto

Estréia na próxima quinta (13), no Teatro Guaíra, a montagem da tragédia grega Medéia, com direção de Marcelo Marchioro, que volta aos palcos cinco anos depois de sua última direção, Pico na Veia.

No elenco estão Claudete Pereira Jorge e Helena Portela. A peça é uma livre adaptação do texto original de Eurípedes (de 427 a.C.) Na montagem, as únicas personagens em cena são Medéia (Claudete Pereira Jorge) e sua Ama (Helena Portela). Todas as figuras masculinas foram suprimidas do texto original, assim como o coro.

A ação da peça se passa na cidade de Corinto, onde Jasão e Medéia vivem exilados com seus filhos. Tudo acontece em apenas um dia. A personagem é abandonada por Jasão, que vai se casar com a filha do rei Creonte, Glauce (na peça seu nome não é mencionado).

Ameaçada ser expulsa da cidade, Medéia vinga-se matando a noiva, o rei e, por último, seus próprios filhos. Medeía consegue que Jasão deixe seus filhos levarem presentes para Glauce, sob o pretexto de conseguir as boas graças da princesa para as crianças, que assim poderiam ficar com o pai.

Dois presentes envenenados: um diadema e um véu que, imediatamente após serem vestidos, pegam fogo. Glauce morre com os piores tormentos. O rei, vendo a filha morrendo, tenta ajudá-la e também morre. Jasão corre para casa para castigar Medéia e lá encontra os filhos mortos.

O texto de Euripedes levanta algumas questões sobre a condição feminina na Grécia antiga. Medéia reflete sobre o que é ser mulher neste contexto, em que não pode recorrer ao exercício da pública razão para se defender judicialmente.

Em suas lamentações, Medéia diz: "De todos os seres que possuem vida e inteligência, somos nós, mulheres, a mais infeliz criação; submetida às ordens dos homens, temos nossos filhos com dor e sofremos, impotentes, suas traições e caprichos".


Serviço:

Espetáculo 'Medéia'

Quando: de 13 Maio à 20 Junho de 2010

Horário: sexta à sábado 21h e domingo 19h

Local: Teatro Guaíra - Guairinha

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário