terça-feira, 25 de maio de 2010

VAMOS A CURITIBA, JÁ QUE CASCAVEL NÃO TEM!!!


Festival Universitário de Cinema começa na Capital

O longa 'Onde Andará Dulce Veiga?' e bate-papo sobre produção de cinema serão as atrações da abertura nesta terça (25), no Teatro HSBC

Começa nesta terça (25), a 7ª edição do Putz (Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba). O evento segue até sábado no Teatro do HSBC e no Paço da Liberdade Sesc Paraná, em Curitiba.

Para a abertura, está confirmada a presença do diretor Guilherme de Almeida Prado, para exibição inédita do longa "Onde Andará Dulce Veiga?" e bate-papo sobre produção de cinema.

Essa mesma prática de debates vai se repetir durante as noites do evento. Depois das exibições, os realizadores dos filmes sobem ao palco para conversar com o público. Ao todo, serão passados mais de 60 curtas-metragens, que foram escolhidos entre os 226 inscritos de todo o país.

Ao longo da semana, serão realizados debates e cursos com os críticos Cássio Starling Carlos e Tatiana Monassa, o professor Pedro Plaza e Rodrigo Bouillet, do Projeto Cine Mais Cultura. Neste ano, o festival conta com a Mostra Olhares, com curadoria e participação de representantes dos festivais Curta Santos (SP), VideVídeo (RJ), Perro Loco (GO) e REC (ES), em que são apresentados a produção local de cada região.

Além das premiações do júri oficial do Putz, os participantes concorrem aos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Jovem, formado pelo Júri Universitário e por estudantes do Ensino Médio de Curitiba e Região Metropolitana. Um participante ainda vai leva uma bolsa integral no curso de Cinema Digital, no Prêmio Estímulo Centro Europeu.

O Putz nasceu no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná em 2000. Alguns alunos decidiram criar uma mostra para exibir os vídeos produzidos no curso. A idéia deu certo e quatro anos depois o festival foi aberto a todas as universidades brasileiras e ganhou uma nova versão: Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba.

A programação é gratuita e aberta ao público. Para participar é necessário fazer inscrição no site do festival ou retirar ingressos no Paço da Liberdade ou no Teatro do HSBC uma hora antes da mostra. Mais informações em www.putz.ufpr.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário