quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CIRCO DA CIDADANIA PERDEU SUA FUNÇÃO!!!


BREVE HISTÓRICO

No final de 2007 fui convidado pelo então prefeito Lísias de Araújo Tomé, para participar de uma reunião referente a um "novo" programa a ser implantado pelo Governo do Estado do Paraná, na área social. Posteriormente conhecido como PROJETO ATITUDE.

Acredito que o convite de Lísias, teve origem no meu histórico de sociabilização e democratização cultural, como também o trabalho cultural realizado no CAOM, entre 89 e 92, considerado modelo para ONU (Organização das Nações Unidas), que resultou num espetáculo teatral onde os menores "infratores" contavam suas histórias das ruas de Cascavel, denominado CAPITÃES DO ASFALTO.

Voltando para o ATITUDE. Reuniões de extrema dificuldade de entendimento pelos setores da Saúde, Ação Social e a própria Educação - que não viam - o CIRCO DA CIDADANIA, como uma ação socio-cultural. Entretanto a muito custo eu e o Luciano conseguimos convence-los da importância do CIRCO e da CULTURA, como forma de evitar o adolescente de adentrar ao mundo das drogas, violência e pequenos delitos, como também de CIDADANIA para o povo mais nescessitados.

Conseguimos valer a "vontade" de usar o setor cultural para uma INTEGRAÇÃO dentro do Projeto Atitude e as Secretarias da Cultura, Saúde, Educação, Esportes e Ação Social. Aliás a palavra INTEGRAÇÃO, foi usada recentemente pela Secretária Municipal da Cultura Judete Bilibio, e agora está "mordendo a língua", por entregar o CIRCO DA CIDADANIA para a Secretaria de Esportes.

INTEGRAÇÃO

Deixamos alocados para o CIRCO DA CIDADANIA R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), recurso de origem estadual para compra de equipamentos e contratação de mão de obra técnica. Ao deixarmos a administração, praticamente tudo estava comprado, faltava apenas a licitação da empresa que contrataria a mão de obra.

A Secretaria Municipal da Cultura, deveria ficar responsável pela administração do CIRCO DA CIDADANIA, inclusive com a responsábilidade PEDAGÓGICA.

A Secretaria da Educação, deveria acolher o CIRCO DA CIDADANIA em suas escolas periféricas, preferencialmente em "zonas de risco". E a Lona seria montada no interior da Escola, pois muitas têm espaço sobrando em suas áreas internas. Exemplo a Escola do XIV de Novembro, que é onde deveria estar instalado o CIRCO DA CIDADANIA.

A Secretaria de Esportes, teria que apoiar com atividades complementares. Exemplo: Ginástica Ritmica.

A Secretaria da Saúde, faria o acompanhamento físico e psicológico do participante do CIRCO DA CIDADANIA.

A Secretaria da Ação Social, caberia fazer o levantamento e cadastro social dos interessados em participar do CIRCO CIDADANIA.

OBJETIVO

Dentro do objetivo principal do PROGRAMA (OU PROJETO) ATITUDE que é: "Desenvolver, por meio das atividades propostas pelo Programa, atitudes de superação da violência; estimular a cultura da paz e tolerância; atuar em integração com o sistema socioeducativo, de justiça e segurança", havia o nosso objetivo de implantar o Projeto CIRCO DA CIDADANIA nos bairros mais distantes e nas "zonas de riscos", que iria de encontro com os "objetivos" principais do ATITUDE.

DESVIO DE FINALIDADE

Hoje estamos vendo a Lona do CIRCO DA CIDADANIA, montada no Centro Esportivo Ciro Nardi, localizado no centro da cidade de Cascavel. A Secretaria da Cultura por incompetência (marca registrada em tudo o que faz), abandonou o Projeto e o entregou para a Secretaria de Esportes. Não ouvimos falar em nenhuma proposta pedagógica do projeto CIRCO DA CIDADANIA. Além do que o CIRCO DA CIDANIA, estará a disposição da criança de "alto poder aquísitivo", ou alguém acha que um adolescente que está em "faixa de risco" sairá do: Tarumã, Santa Cruz, Interlagos, Julieta Bueno, Quebec, Sol Nascente, Santa Felicidade, Cataratas... entre tantos outros bairros distantes do centro para frequentar o CIRCO DA CIDADANIA???

Que pena! Um projeto tão bonito e que não foi apresentado por mais nenhuma das outras 09 cidades alcançadas pelo ATITUDE, será simplesmente "desvirtuado", e será mais um elemento para comprovar que a administração Edgar Bueno, está voltada para classe rica e dominante de Cascavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário