quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CASCAVEL COM TANTOS "CLOWNS" PODE PARTICIPAR!!!


Escola Nacional de Circo



Única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo (ENC) realiza cursos regulares de formação e reciclagem de artistas. Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural circense, a escola cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte. Aberta à reflexão e à experimentação, contribui também para a renovação da linguagem do circo.

Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha, a ENC reúne em seu corpo docente, profissionais com mais de trinta anos de carreira artística. Alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição. Atualmente, mantém 200 alunos matriculados e oferece aulas em dois turnos. A admissão é realizada por concurso público.

A Escola Nacional de Circo fica na Praça da Bandeira, nº. 4, no Rio de Janeiro, ponto tradicional de armação de circos no século 19 e início do século 20. O terreno, de sete mil metros quadrados, abriga uma lona moderna de quatro mastros, com capacidade para três mil espectadores. O espaço possui salas de aula, dança e musculação, fisioterapia, refeitório e oficinas para confecção e conserto de aparelhos.



Localização



A Escola Nacional de Circo ocupa um local muito querido aos circenses: a Praça da Bandeira, nº 4 , no Rio de Janeiro, um tradicional ponto de armação de circos no século 19 e início do século 20.

O terreno de 7.000 m² abriga um moderno circo completo de quatro mastros, permanentemente armado, com capacidade para 3.000 espectadores.

O espaço possui ainda salas de aula, dança e musculação, fisioterapia, refeitório, e oficinas para confecção e conserto de aparelhos.



Critérios de admissão



A admissão à ENC se dá por concurso público. Para se inscrever neste concurso, é necessário:
- Ter idade mínima de 14 anos;
- Estar matriculado em escola regular ou ter concluído o ensino médio;
- Gozar de boas condições de saúde física e psicológica.

A prova é dividida em três etapas:
1ª - Prova prática de aptidão física
2ª - Entrevista psicossocial
3ª - Avaliação clínica



Critérios de avaliação



Para avaliação do aluno, é realizada uma análise qualitativa de seu desempenho no processo de concepção, produção e interpretação artística e na aplicação, neste processo, de elementos e valores estéticos, técnicos e materiais.

Ao avaliar o aluno, os instrutores se utilizam de conceitos baseados nos seguintes critérios:

Conceito
Critério

A
Consecução constante e espontânea sem ajuda adicional.

B
Consecução intermitente dos objetivos, quase sem ajuda adicional.

C
Consecução parcial dos objetivos precisando de ajuda e instrução adicional.

D
Não consecução dos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário