quarta-feira, 23 de setembro de 2009

RECITAL ABRE A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MUSEU PARANAENSE!!!


Aniversário do Museu Paranaense


Recital de música de câmara inaugura programação comemorativa


Música, palestra e exposição fazem parte das comemorações do 133º aniversário do Museu Paranaense (R. Kellers, 289). A celebração começa nesta quarta-feira, dia 23, às 18h30, com o recital de música de câmara Piano&nCanto – que também faz parte do programa “Música nos Museus”. Na sexta-feira, dia 25 (dia oficial do aniversário), a programação tem seqüência com a abertura da exposição O Encantamento Primaveril nas Obras dos Irmãos Kozák, com 20 aquarelas e pinturas com os temas florais e da Serra do Mar. No mesmo dia, às 19 horas, acontece a palestra "Museus e Patrimônio cultural", que será proferida pelo Dr. Lineu Bley. No sábado, dia 26, às 15 horas, acontece a projeção do documentário sobre a Serra do Mar filmado em 1940 por Vladimir Kozák. A entrada é franca para todos os eventos.

O programa Música nos Museus deste mês celebra o aniversário do Museu Paranaense com um recital de piano e voz, que recebe o tenor Cristhyan Segala e a pianista Reneè Rebello para um espetáculo que contará com peças clássicas da música erudita de mestres como Vivaldi e Schubert, abordando diferentes períodos da história da Música.

Cristhyan Segala, tenor lírico leggero curitibano, desenvolve desde 2001 diversos trabalhos como solista nos corais em que participa. Em 2006, como solista, realizou concertos pelo Sul da França executando peças eruditas francesas e coloniais brasileiras e, em 2007, realizou concertos de música brasileira erudita no Chile (Santiago e Patagônia). Ganhador do 3º Concurso Petrobrás “Jovens Cameristas” em Londrina (Paraná).

Pianista Reneè Rebello, nascida em São Paulo, em 2000 formou-se Bacharel em piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná sob a orientação de Olga Kioun. De 2004 a 2006 atuou como regente e pianista do Coro da UTFPR (antigo Cefet/PR). Atualmente é Professora de Piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e Laudate Centro de Música. Em julho de 2008, foi vencedora do 3o Concurso Jovens Cameristas da Petrobrás em Londrina (PR).

O programa Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais buscando como critério principal a qualidade dos instrumentistas paranaenses. Para a secretária de cultura Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e arte. "O programa Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário