terça-feira, 22 de setembro de 2009

A VIDA COMO ELA É!!! SEGUNDO EDSON BUENO.


ESPETÁCULO DO MEU CARÍSSIMO AMIGO E FANTÁSTICO DIRETOR TEATRAL EDSON BUENO, ESTREOU DIA 16 (ESTAVA EM CARTAZ NO NORTE DO PR), E NÃO PUDE NOTICIAR. DE QUALQUER FORMA AÍ VAI UMA BREVE ANÁLISE E COMENTÁRIO DA OBRA DE NELSON, FEITA POR EDSON.

Ainda a propósito da estreia (hoje) de A VIDA COMO ELA É NELSON RODRIGUES, no MiniAuditório do Teatro Guaíra. Quando eu começava meus passos no mundo do teatro, um diretor, amigo querido, já falecido, me disse: “Interpretar é dar uma opinião!” Concordo, embora hoje eu ache que essa é apenas uma face do caleidoscópio que é um trabalho de interpretação. Assim como se pode dizer que escrever ou dirigir é também uma opinião. Num artigo publicado em “O Globo”, em 1968, o velho Nelson Rodrigues dá a sua pincelada sobre o assunto. Pra não dizer que dá a sua opinião:

“... com as técnicas modernas de promoção, o homem cada vez pensa menos. É o jornal, é o radio, é a televisão, é o anúncio, é o partido que pensa por nós. Nos “achamos” o que os outros “acham”. A “opinião” deixou de ser um ato pessoal, uma posição solitária, um gesto de orgulho e desafio. Há sujeitos que nascem, envelhecem e morrem sem ter jamais ousado um raciocínio próprio. Há toda uma massa de frases feitas, de sentimentos feitos, de ódios feitos. Ainda outro dia ouvi um sujeito falar sobre a França. Inflexionava como as manchetes.

O sujeito que opina por conta própria, simplesmente opina por conta própria, tem algo de suicida. Em verdade, ele se compromete ao infinito...

Eis o que importa ressaltar: - uma opinião, mesmo repetida, significa um risco pessoal e patético. Sem querer, o sujeito pode por em jogo a própria salvação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário