AQUI FALAMOS, DIVULGAMOS, CRITICAMOS E OPINAMOS SOBRE A CULTURA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
CRIANÇAS DE CASCAVEL NÃO TÊM... AS DE TOLEDO TÊM!!!...
¿Arte: Luz, Ponto e Ação¿ leva mais de mil alunos a oficinas
Alunos da quarta série de 33 escolas municipais de Toledo usaram a criatividade e gastaram as energias na terceira edição do ¿Arte: Luz, Ponto e Ação¿, realizado durante toda a quarta-feira (30), no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Divididos em grupos, os estudantes participaram de uma das 12 oficinas oferecidas e puderam interagir com os colegas e profissionais da educação, desenvolvendo novas técnicas artísticas.
As oficinas contaram com construção de brinquedos, pipas, instrumentos musicais, fantoches, arte circense, maquiagem cênica, street dance, confecção de cartões com elementos da natureza, ciência e arte, capoeira, enfeites com EVA e oficina de Hip-Hop. Todos os espaços foram prontamente ocupados pelas crianças, que aproveitaram cada dica.
¿Não é tão simples fazer isso daqui. Primeiro a gente marca, depois recorta e cola. Exige paciência também¿, comentou o aluno Patrick Franke, que estava participando da oficina de fantoche, montando um pequeno palhaço.
No grupo de construção de pipas, os meninos logo dominaram a confecção. No entanto, as meninas também participaram ativamente, sem fazer feio. ¿Eu sei fazer pipa desde pequeno, estou querendo ver as meninas deixarem a delas pronta, mas o legal é que tem gente ensinando, então até quem não sabe fazer aprende¿, disse o estudante Alexsandro Brandão.
As professoras da escola Henrique Brod aproveitaram para ficar de olho em cada oficina. Segundo elas, a oportunidade de conhecimento é única e será repassada para as outras turmas durante as aulas.
¿A gente escuta uma coisa aqui, outra lá e assim vai adquirindo conhecimento. Tudo o que a gente aprender a mais é interessante para levarmos a sala de aula¿, comentou a professora Marta Rossi. ¿Os alunos estão maravilhados por estar aqui. Pretendemos trabalhar com as outras turmas que não vieram para que também aprendam¿, destacou a professora Viviane Bosi.
A integração entre alunos e professores é uma das metas do projeto Arte: Luz, Ponto, Ação, conforme explica a diretora do departamento de Educação, Janice Salvador. ¿Não temos condições de trazer todas as turmas para participar da atividade. Então quando elaboramos este projeto há três anos, pensamos em trazer os alunos maiores para representar as escolas. Claro que a intenção é que os outros alunos também recebam as informações por meio dos colegas e professores que aqui participaram. A ideia é difundir as expressões artísticas, movimentos, danças, enfim, valorizar as manifestações artísticas. Acreditamos que com essas atividades são reforçadas as metodologias de ensino que proporcionam aprendizagens significativas¿, aponta.
Conforme estimativa da Secretaria de Educação, mais de mil crianças participaram do projeto no centro de eventos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário