sábado, 28 de novembro de 2009

CONFERÊNCIA DE CULTURA EM CASCAVEL SERVE APENAS PARA O TICO BATER BOCA COM A JUDETE! JÁ EM CAMPO MOURÃO!!!...


2ª Conferência Estadual de Cultura foi realizada em Campo Mourão
Dirigentes ligados a cultura vindos de todo o Estado do Paraná estiveram nesta sexta-feira (27), no Teatro Municipal de Campo Mourão, participando da 2ª Conferência Estadual de Cultura. O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura do Paraná, em parceria com o Município de Campo Mourão, através da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam).
Participaram do evento 414 pessoas, sendo 287 delegados, 34 observadores, 16 convidados, 36 autoridades, 11 componentes da Secretaria Estadual de Cultura e 30 membros da equipe da Fundacam. Foram eleitos 28 delegados, sendo 19 da sociedade civil e 9 do poder governamental para participarem da Conferência Nacional de Cultura, entre os dias 11 e 14 de março, em Brasília (DF). Os participantes da Conferência Estadual foram divididos em 5 grupos, que apresentaram 4 propostas de política cultural cada.
Campo Mourão ganhou o direito de organizar o evento em virtude do trabalho que é realizado no município, que é o melhor do Paraná em Gestão Cultural, ficando atrás apenas de Caxias do Sul (RS) e Santos (SP), em levantamento feito pelo Índice de Gestão Municipal em Cultura (IGMC) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), levando em consideração dados do Perfil dos Municípios Brasileiros de 2006, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisando 5.562 cidades brasileiras.
Estiveram presentes ao evento o prefeito municipal Nelson Tureck, também presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão-Comcam, a secretária de Estado da Cultura, Vera Maria Haj Mussi Augusto, a vice-prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay, a diretora-presidente da Fundacam, Sonia Singer, o vereador Edoel Rocha, o deputado federal Ângelo Vanhoni e o professor Amani Spachinski de Oliveira, membro da Academia Mourãoense de Letras, Zeca Dirceu, prefeito de Cruzeiro do Oeste e vice-presidente da Associação dos Mourãoenses do Paraná (AMPR), Vera Lucia da Silva Zanatta, prefeita de Terra Boa e Wilson de Pádua Santana, coordenador geral do município.
O evento começou com performances artísticas, um monólogo com o artista Cícero de Souza e a e apresentação do Corpo de Baile da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam), além de outras exibições artísticas que foram apresentadas no decorrer do evento. Logo após, foram criados eixos temáticos, que realizaram foram separados em grupos e discutiram vários assuntos ligados a cultura no estado, encerrando-se com a plenária final.
O prefeito Nelson Tureck fez questão de destacar a importância do Município de Campo Mourão no cenário nacional da gestão cultural, com a presença de destaque entre as melhores cidades brasileiras. Tureck ainda deixou claro que aconselharia qualquer prefeito a investir na cultura.
A secretária de Estado da Cultura fez questão de parabenizar o município pelo trabalho realizado, destacando a auto-estima de Campo Mourão, que é originada do conhecimento e da valorização do povo.
Sônia Singer, secretária de cultura de Campo Mourão, destacou que o evento foi um sucesso, e a Fundacam estava orgulhosa de realizar um evento desta importância para o Paraná, o que consolida a liderança do Município no cenário artístico-cultural do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário