quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FESTIVAL DE TEATRO: A ÚLTIMA VERGONHA...


Caros leitores e leitoras do "anjos da cultura", tivemos durante o final do mês de outubro a realização do Festival de Teatro de Cascavel, e também passamos a última (espero), vergonha cultural do ano em Cascavel.

Para ser claro vamos fazer uma retrospectiva:

FESTIVAL DE MÚSICA

Antes de seu inicio a própria secretária da cultura Judete Bilibio, já tratou de mostrar sua "índole" de ditadora e desinformada do setor ao brigar e diminuir o trabalho do músico e produtor MARCOS DAMASCENO. Este que criou uma grade de MPB para o festival. Posterior a isso a perda do recurso de R$ 25.000,00 do Governo do Estado. E assim a Prefeitura, Secretaria da Cultura e AMO, ficaram inadimplentes no comércio local. Além disso programação fraca, participação de 50 % de alunos em relação ao ano passado e a fraquíssima participação do público.

FESTIVAL DE CINEMA

Quase incomentável!!! Sem divulgação ou participação de Universidades como em outros anos, sessões para no máximo 10 pessoas e uma total apologia pessoal do Coordenador do festival ANTONIO MARCOS FERREIRA, que de maneira anti-ética exibiu durante o festival todas obras da qual de uma forma ou outra participou.

FESTIVAL DE DANÇA

Esse criou a maior polêmica!!! Primeiro foi adiado, depois perderam o recurso do Governo do Estado (R$ 25.000,00). As inscrições outrora internacionais não passaram dos limites do oeste do Paraná, espetáculos de qualidade duvidável (menos Ballet da Funcart), público sofrível e polêmica na premiação. Esse foi o maior exemplo de como não realizar um Festival. Inclusive nos bastidores dizem que uma "affair" entre o coordenador do festival e uma bailarina, foi preponderante para decidir a premiação.

FESTIVAL DE TEATRO (A ULTIMA VERGONHA)

Nunca se viu algo igual em Cascavel!!! A dificuldade era tanta que chegaram a ligar para grupos locais pedindo "pelo amor de Deus" participem do Festival. Desordenado e sem qualidade. Caso o EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATHEUS (qua abriu o festival do ano passado), e o Circo Teatro Sem Lona não estivessem presentes, provavelmente seria uma espécie de Mostra Estudantil (no melhor sentido da palavra).
Espaço para o "Tico", que esteve presente com peças, improvisações e oficinas mostrando assim a "cara" da administração cultural do municipio no quesito qualidade, fundamentação e politica cultural.
Devem além da "medíocridade" do festival, ganhar uma multa trabalhista da Delegacia Regional do Trabalho. O pior é saber que em Foz do Iguaçu no mesmo tempo acontecia um "verdadeiro" FESTIVAL DE TEATRO, com espetáculos de cinco estado e um de PARIS, e o pessoal de Cascavel nem para se mexer e aproveitar a passagem desses grupos por Cascavel.

ESSA É A NOSSA CULTURA EM CASCAVEL!!! ESTAMOS EM EXTREMA DECADÊNCIA. NOS BASTIDORES PESSOAS DAS MAIS VARIADAS VERTENTES ARTÍSTICAS CRITICAM DE FORMA VEEMENTE AS ATITUDES E A MÁ ADMINISTRAÇÃO CULTURAL DE CASCAVEL, ENTRETANTO "POR ENQUANTO" NÃO QUEREM APARECER...EU FALEI "POR ENQUANTO"... MAS O NÚMERO É GRANDE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário