domingo, 15 de novembro de 2009

LEWIS CARROLL E SUA POLÊMICA ALICE!!!


Há 75 anos morria Alice Liddell, "musa inspiradora" de Lewis Carroll
Publicidade
da Livraria da Folha


Alice Liddell, a "musa inspiradora" de escritor inglês Lewis Carroll
No dia 15 de novembro de 1934 morreu uma Alice que serviu de inspiração para outra Alice, talvez a mais conhecida do mundo: a Alice do País das Maravilhas.

Alice Lidell nasceu em 1852, filha de Henry George Lidell, decano da faculdade Christ Church, de Oxford, onde o reverendo vitoriano conservador Charles Lutwidge Dogdson lecionava matemática. Ele ficou conhecido posteriormente pelo seu pseudônimo, Lewis Carroll.

Quem imagina que a obra non sense "Alice no País das Maravilhas" foi baseada em uma simbologia premeditada, acerca de personagens inusitados --como o coelho apressado e o chapeleiro maluco-- está muito enganado. A história nasceu sem grandes pretensões, enquanto o autor, então Dogdson, passeava com a pequena Alice e suas irmãzinhas.

Foi em um passeio de barco com Alice e suas irmãs que a fábula surgiu, criada de improviso para distrair as crianças. Por insistência da menina, o professor passou a história para o papel, sendo chamada primeiramente de "Aventuras de Alice sob a Terra".

Os personagens também surgiram na excursão, entre os ocupantes do bote: Dodô vem de Dogdson; Duck, o pato, é Duckworth, um amigo que participava do passeio; Lory, o papagaio, é Lorina, a irmã mais velha de Alice; e Eaglet, o Aguioto, é Edith, a caçula.

A paisagem, a linguagem, os trocadilhos e as brincadeiras, refletem os rígidos escalões da sociedade inglesa durante a era vitoriana. Todas as classes são representadas, da família real e a aristocrática Duquesa, passando pelo pretensioso Coelho com sua casaca, luvas, relógio e convivência com aristocracia e chegando ao Carpinteiro e ao Grifo.

Polêmica

Alguns estudiosos afirmam que Carroll nutria uma paixão platônica por Alice, da qual nunca se refez por completo. Seu interesse na beleza e inocência de meninas fica evidente em correspondências trocadas com diversas pessoas, como por exemplo, "Uma menina de uns 12 anos é o meu ideal de beleza de forma". Mas o desejo nunca foi concretizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário