domingo, 1 de novembro de 2009

EXPOSIÇÕES DE HALLOWEEN!!!


UEL expõe obras sobre bruxaria, exorcismo e inquisição

O foco é mostrar o imaginário das pessoas durante a Idade Média e Idade Moderna, por meio da representação em imagens de pintores como Goya

O Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UEL realiza até 13 de novembro a exposição "Heresia, Santa Inquisição e Bruxaria". São diversas imagens da obra "Brujas: Las amantes del diablo", de autoria de Fernando Jiménez Del Oso, que se encaixam ao tema central do evento.

O prof. dr. Rogério Ivano, do Departamento de História da UEL e Coordenador do CDPH, é responsável pela realização do evento. A produção, doada para o CDPH em 1998, é do prof. dr. José Carlos Gimenez, professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O foco da exposição é mostrar o imaginário das pessoas durante a Idade Média e Idade Moderna, por meio da representação em imagens de pintores como Goya e R. Doyel dos elementos pertencentes a essa cultura, como bruxas, hereges e demônios.

Boa parte das obras são interpretações de trechos da Bíblia por parte dos artistas e retratações de cenas de tortura da inquisição. Algumas da imagens não possuem informações como origem ou autoria, por falta de dados na produção da exposição.

De acordo com Marlene de Oliveira, da equipe técnica e administrativa do CDPH, o evento teve boa repercussão, porém não superou o esperado por falta de conhecimento dos estudantes em relação ao centro. "Fazemos divulgação do conteúdo, mas nem todos conhecem, principalmente porque o site do centro é de difícil acesso dentro do portal da UEL."

Além de exposições, o CDPH possui um acervo de documentos históricos, com conteúdo proveniente de doações. Qualquer visitante pode acessar os arquivos para pesquisa ou visitar a sala de exposições. O Centro está aberto ao público de segunda à sexta, das 8h às 11h45min, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário