sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O QUE É IMPROVISAÇÃO TEATRAL???!!!...


ESPERAMOS QUE AQUELES QUE SE DIZEM "ESTUDIOSOS" DA ÁREA, ESTEJAM PASSANDO AOS ALUNOS INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE A IMPROVISAÇÃO.

ABAIXO UM RESUMO DA TESE DA GAÚCHA ANA CAROLINA MULLER FUCHS SOBRE O ASSUNTO.

"Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre os processos cognitivos que envolvem a construção da improvisação teatral a partir do trabalho do ator, com base na teoria de Piaget e nos trabalhos de Viola Spolin. Como forma de compreender os processos cognitivos na construção da improvisação teatral, essa foi estudada a partir dos conceitos de egocentrismo e descentração propostos por Piaget. Através desses conceitos é possível traçar uma trajetória da construção da improvisação a partir do trabalho do ator. Esse estudo também se propõe a entender como ocorre a improvisação no que se refere às relações entre os atores e como esses constróem o jogo com os demais colegas. Para esta pesquisa, foi realizada uma oficina teatral como meio de recolher e registrar os dados necessários para as análises. Além da oficina teatral, foram feitas entrevistas semi-estruturadas e coletados dados através de cadernos de notas dos atores, o que possibilitou uma avaliação a partir da perspectiva, não só da pesquisadora, mas dos sujeitos envolvidos. As análises foram feitas a partir do trabalho empírico com base no quadro teórico escolhido. Dessa forma, foi possível identificar o percurso de construção do conhecimento em improvisação teatral, que se inicia com o jogo egocêntrico e evolui para o jogo cada vez mais descentrado e cooperativo."

EM TEMPO: FREDERICO FELLINI, AO SER QUESTIONADO SE "IMPROVISAVA" MUITO EM SEUS FILMES E COM SEUS ELENCOS, DEU A SEGUINTE RESPOSTA:
"SIM, IMPROVISO CONSTANTEMENTE... MAS DEPOIS DE MUITO ENSAIO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário