quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O TEATRO CONTINUA EM LONDRINA. EM CASCAVEL PASSOU O FESTIVAL QUE JÁ FOI RUIM, ACABOU!!!...


Espetáculos em Londrina homenageiam Plínio Marcos

'Dois Perdidos Numa Noite Suja' e 'A Mancha Roxa' serão apresentados durante dois fins de semana como forma de relembrar o grande escritor


Os 10 anos da morte do escritor, autor e diretor Plínio Marcos será marcado pela apresentação de dois espetáculos: 'Dois Perdidos Numa Noite Suja' e 'A Mancha Roxa'.

Os espetáculos estarão em dupla jornada, no mesmo local de apresentação, o primeiro a ser apresentado será o "Dois Perdidos Numa Noite Suja" as 20 horas e o segundo "A Mancha Roxa", às21h30 no Circo Funcart.

'Dois Perdidos Numa Noite Suja' conta com a direção de Silvio Ribeiro e atuação de Luiz Eduardo e Rogério Costa. O espetáculo é uma remontagem do apresentado em 2000, com elenco original. A reestréia faz parte do projeto "Plínio Marcos: Duas Montagens, Uma Homenagem", com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura ( Promic), que marca os 10 anos da morte do dramaturgo.

Considerado o texto mais importante do autor, embora escrito em 1966, a temática de Dois perdidos numa noite suja se mantém atual. A desigualdade social e suas consequências são abordadas de maneira reflexiva, mostrando ao público diferentes formas de encará-las, cada uma movida por uma história de vida.

A peça toda se passa em um quarto de abrigo/pensão, onde Paco e Tonho discutem sobre os diferentes pontos de vista em relação à vida. Paco é desacreditado, frio e orgulhoso, enfrenta as injustiças da vida com agressividade. Já Tonho é esperançoso e trabalhador, sonha em vencer na vida por mérito próprio. As divergências de opiniões em determinadas situações são o mote do conflito, que começa quando Tonho acredita que a virada de sua vida depende de um bom sapato, a única coisa que Paco tem de valor.

'A Mancha Roxa' se passa em uma penitenciária feminina, onde descobrem que uma das detentas contraiu o HIV. A mancha roxa do título é uma referência aos primeiros sintomas da doença desencadeando o conflito no qual as demais detentas pretendem eliminar a companheira soropositiva por medo do contágio e sua amante usa a causa e a defende.

Também com direção de Silvio Ribeiro e patrocínio do Promic, o espetáculo é o segundo do projeto "Duas montagens, uma homenagem" que marca os 10 anos da morte do dramaturgo Plínio Marcos.

O texto A Mancha Roxa escrito em 1988, aborda temas polêmicos e sempre atuais como: a AIDS, o sistema carcerário brasileiro e a indiferença do Estado com a saúde pública. Embora possam ser considerados "batidos", Mancha Roxa deixa claro que ninguém está imune (nem a platéia), causando uma reflexão em torno do preconceito.


Serviço:

Homenagem a Plínio Marcos

Quando: sexta, sábado e domingo (13,14,15) e sexta, sábado e domingo 20,21,22 de novembro

"Dois Perdidos Numa Noite Suja" – às 20h

"A Mancha Roxa" – às 21h30

Local: CIRCO FUNCART (Avenida Souza Naves, no 2380)

Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário