sábado, 10 de julho de 2010

A DIFERENÇA DE LONDRINA E CASCAVEL EM RELAÇÃO A MÚSICA!!!


Fafá de Belém canta Hino a Londrina na abertura do FML

O poeta Francisco Pereira de Almeida Júnior e o maestro Andréa Nuzzi certamente estariam na plateia do concerto de abertura do 30º Festival de Música de Londrina, se estivessem vivos. É que o Hino a Londrina, de autoria da dupla, será interpretado pela cantora Fáfá de Belém na noite de estreia do Festival, segunda-feira, 12, às 20h30, no Teatro Ouro Verde.

A programação do evento foi anunciada na manhã desta sexta (9), em entrevista coletiva comandada pelo diretor artístico, Marco Antonio de Almeida.

No palco da abertura do FML estarão a Orquestra Sinfônica da UEL, sob a regência do maestro Norton Morozowicz, e o diretor artístico do Festival, o pianista Marco Antonio de Almeida, que será o solista do concerto. A apresentação terá a participação dos coros da UEL e outros coros da cidade convidados, que cantarão sob a regência de Maria Guinand, maestrina venezuelana cujo trabalho tem reconhecimento internacional.

A primeira peça do concerto será a execução do Hino a Londrina. A segunda será o "Concerto para Piano em Fá", do compositor norte americano George Gershwin. E, para encerrar o "Choros nº 10 para Orquestra e Coro, de Villa-Lobos".

A noite de abertura da 30ª edição do Festival será marcada também por uma sessão de homenagens aos idealizadores do evento, como o maestro Norton Morozowicz, seu criador, entre outros que trabalharam pela concretização do FML, que contempla Londrina anualmente, no mês de julho, com sons e cantos por todos os lados, trazendo músicos de todo o planeta para a cidade.

A programação de estreia será reprisada na terça-feira, 13, no mesmo horário e local: às 20h30, no Ouro Verde.

O Festival de Todas as Músicas movimentará a cidade de 10 a 25 deste mês de julho. Mesmo antes de sua abertura oficial dois eventos já estão acontecendo: o 16º Simpósio Paranaense de Educação Musical, que termina neste sábado, no Departamento de Música e Teatro da UEL; e o Curso de Regência Coral com Maria Guinand, que vai até domingo, 11, no Colégio Mãe de Deus.

Falando à imprensa o diretor artístico do Festival, Marco Antonio de Almeida, anunciou um evento inédito nesta edição histórica do FML: o 1º Encontro Paranaense de Composição Musical, de 19 a 21 de julho, que discutirá os rumos da criação musical paranaense. E mostrou a preocupação dos organizadores com todos os públicos, promovendo desde uma colônia de férias cultural até um projeto de educação musical para a 3ª Idade.

Almeida comenta que o Festival de Música de Londrina reúne 1.400 inscritos. E ressalta: "Este é o único que não realiza testes eliminatórios. Não mandamos de volta pra casa nenhum aluno, pelo contrário, os classificamos para trabalhar com suas próprias necessidades. Isto não significa que o Festival seja mais fraco que os demais, não temos receita pronta, mas procuramos imprimir ao evento um caráter polêmico de questionamentos".

O Festival de Música de Londrina é uma realização do Governo do Paraná, UEL, Prefeitura e Associação de Amigos do Festival. O patrocínio é da Secretaria de Estado da Cultura, Programa Municipal de Incentivo à Cultura, Petrobrás, Caixa, Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Copel, Sanepar, Sercomtel e Plaenge; e o co-patrocínio é da Unimed Londrina, Colégio Maxi, Vernie Citroen, Marajó, Fundo Nacional de Cultura, ACIL, Informática & Cia., Sesc Paraná, Cultural – Inglês e Espanhol, Top Portugal, Mid Atlantic Arts, Teatro Guaira, Sonkey, Freie und Hansestadt Hamburg, Representações da República Federal da Alemanha no Brasil, MultiTV e Hotel Crillon.

A programação completa do 30º Festival de Música de Londrina está disponível no site www.fml.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário