terça-feira, 6 de julho de 2010

SÁBADO INICIA O FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR!!!


Cultura desce a Serra do Mar
Com início no próximo sábado, a 20.ª edição do Festival de Inverno da UFPR reúne 33 espetáculos em 15 espaços da cidade litorânea. Expectativa é de que 40 mil pessoas passem por lá em uma semana de evento

Reunir um público bastante heterogêneo. Esse é o principal objetivo da 20.ª edição do Festival de In­­verno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que acontece de 10 a 17 de julho, na cidade litorânea de Antonina. E, se depender da programação de 33 espetáculos, espalhados por 15 locais diferentes, a missão deverá ser cumprida com méritos.

Há teatro e música para todos os gostos e idades – do drama à comédia, do popular ao erudito. “Tanto as oficinas quanto os espetáculos buscam atingir o público mais diverso possível”, explica Patrícia Salles, coordenadora de oficinas do festival.

Ao todo, 40 mil pessoas devem passar pela pacata Antonina du­­rante os sete dias de evento, cuja programação oficial terá início no sábado (10), às 12h30, com a apresentação do mais novo espetáculo de Itaercio Rocha, Seu Bala, que transporta a animação das festas populares brasileiras para o teatro de bonecos.

Ainda no sábado, a Cia. de Teatro eSpação apresenta a montagem ABC da Segurança e a agenda se completa com concertos do Coral Infantil da UFPR, da Orquestra Fi­­lar­­mônica da UFPR e do Quarteto Pantalla de Música de Câmara Brasileira. Mas a grande atração da primeira noite fica por conta do show Ciranda de Ritmos, que vai reunir a renomada cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, com os grupos Mundaréu e Voa Voa Mara­­catu Brincante, no Palco Prin­­cipal, no coração da cidade.

Já o show Meu Brasil Brasileiro, que marca o encerramento do festival, no dia 17, às 22 horas, reúne a cantora curitibana Lizzy da Maya e o antoninense Marcelo Cecyn, que se conheceram quando disputavam o quadro “Super Talentos” do programa Raul Gil, na Band TV. “É a primeira vez que um músico local encerra a programação do festival. Justamente nesta edição, em que o evento completa 20 anos”, destaca Patrícia.

Oficinas

Abertas desde o dia 16 de junho, as inscrições para os cerca de 50 cursos que serão oferecidos durante o festival terminariam na última sexta-feira, dia 2 de julho. Mas o prazo foi prorrogado e os interessados podem efetuar suas matrículas até a tarde de hoje (no site www.proec.ufpr.br/festival2010 ou no terceiro an­­dar do prédio histórico localizado na Praça Santos Andrade).

De acordo com Patrícia, a ex­­pectativa é de que 1,2 mil pessoas participem das oficinas, voltadas ao público infantil, jovem e adulto, na áreas de educação, cultura e artes. Entre as mais procuradas (e esgotadas) estão os cursos Dança Contemporânea, com Eva Schul, precursora da dança moderna gaúcha; Olhar Fotográfico, com Edu­­ar­­do Nascimento; e Barro­­gravura, com Simone Koubik. “Como em todos os anos, a principal ideia das oficinas é promover um intercâmbio cultural entre artes de diferentes categorias”, conta Patrícia.

A coordenadora ressalta ainda a realização de oficinas voltadas especificamente para a comunidade antoninense, isenta do pagamento da inscrição de diversos cursos oferecidos durante o festival. “É uma oportunidade de reciclagem para os professores de lá, por exemplo”, conta Patrícia, citando ainda uma oficina voltada a moradores locais da terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário