AQUI FALAMOS, DIVULGAMOS, CRITICAMOS E OPINAMOS SOBRE A CULTURA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL
terça-feira, 6 de julho de 2010
SÁBADO INICIA O FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR!!!
Cultura desce a Serra do Mar
Com início no próximo sábado, a 20.ª edição do Festival de Inverno da UFPR reúne 33 espetáculos em 15 espaços da cidade litorânea. Expectativa é de que 40 mil pessoas passem por lá em uma semana de evento
Reunir um público bastante heterogêneo. Esse é o principal objetivo da 20.ª edição do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que acontece de 10 a 17 de julho, na cidade litorânea de Antonina. E, se depender da programação de 33 espetáculos, espalhados por 15 locais diferentes, a missão deverá ser cumprida com méritos.
Há teatro e música para todos os gostos e idades – do drama à comédia, do popular ao erudito. “Tanto as oficinas quanto os espetáculos buscam atingir o público mais diverso possível”, explica Patrícia Salles, coordenadora de oficinas do festival.
Ao todo, 40 mil pessoas devem passar pela pacata Antonina durante os sete dias de evento, cuja programação oficial terá início no sábado (10), às 12h30, com a apresentação do mais novo espetáculo de Itaercio Rocha, Seu Bala, que transporta a animação das festas populares brasileiras para o teatro de bonecos.
Ainda no sábado, a Cia. de Teatro eSpação apresenta a montagem ABC da Segurança e a agenda se completa com concertos do Coral Infantil da UFPR, da Orquestra Filarmônica da UFPR e do Quarteto Pantalla de Música de Câmara Brasileira. Mas a grande atração da primeira noite fica por conta do show Ciranda de Ritmos, que vai reunir a renomada cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, com os grupos Mundaréu e Voa Voa Maracatu Brincante, no Palco Principal, no coração da cidade.
Já o show Meu Brasil Brasileiro, que marca o encerramento do festival, no dia 17, às 22 horas, reúne a cantora curitibana Lizzy da Maya e o antoninense Marcelo Cecyn, que se conheceram quando disputavam o quadro “Super Talentos” do programa Raul Gil, na Band TV. “É a primeira vez que um músico local encerra a programação do festival. Justamente nesta edição, em que o evento completa 20 anos”, destaca Patrícia.
Oficinas
Abertas desde o dia 16 de junho, as inscrições para os cerca de 50 cursos que serão oferecidos durante o festival terminariam na última sexta-feira, dia 2 de julho. Mas o prazo foi prorrogado e os interessados podem efetuar suas matrículas até a tarde de hoje (no site www.proec.ufpr.br/festival2010 ou no terceiro andar do prédio histórico localizado na Praça Santos Andrade).
De acordo com Patrícia, a expectativa é de que 1,2 mil pessoas participem das oficinas, voltadas ao público infantil, jovem e adulto, na áreas de educação, cultura e artes. Entre as mais procuradas (e esgotadas) estão os cursos Dança Contemporânea, com Eva Schul, precursora da dança moderna gaúcha; Olhar Fotográfico, com Eduardo Nascimento; e Barrogravura, com Simone Koubik. “Como em todos os anos, a principal ideia das oficinas é promover um intercâmbio cultural entre artes de diferentes categorias”, conta Patrícia.
A coordenadora ressalta ainda a realização de oficinas voltadas especificamente para a comunidade antoninense, isenta do pagamento da inscrição de diversos cursos oferecidos durante o festival. “É uma oportunidade de reciclagem para os professores de lá, por exemplo”, conta Patrícia, citando ainda uma oficina voltada a moradores locais da terceira idade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário