quinta-feira, 1 de julho de 2010

O CIRCO DA DISCÓRDIA!!!


Matéria interessante produzida pela jornalista Francielly Hirata da Gazeta do Paraná, veiculada na edição de hoje (01/07/10).

O CIRCO DA CIDADANIA, que é a principal abordagem da matéria perdeu sua principal função, pelo menos na minha opinião. Quando idealizamos, projetamos e provisionamos o Projeto do Circo, a idéia era de um CIRCO ITINERANTE, que chamasse atenção onde a lona fosse estendida, que instigasse a curiosidade da população, e que ficasse aberto ao público e à comunidade.

Um projeto "estático" pode ser feito em qualquer espaço já existente. Exemplos: Teatro Barracão (abandonado), Igreja do Lago (abandonada), Casa da Cultura Zona Norte (pouco utilizada) e até o próprio CENTRO CULTURAL GILBERTO MAYER.

O pior são as desculpas para não colocar um Projeto interessante em prática. Desculpas essas originárias da própria Secretária da Cultura Judete Bilibio, que mostra todo desconhecimento "técnico" das questões culturais da cidade.

01 - NÃO FOI PREVISTO "FINANCEIRAMENTE" O VALOR DA DESMONTAGEM E MONTAGEM DA LONA DO CIRCO.

Resposta: Senhora Secretária, para desmontar e montar o CIRCO que têm uma dimensão pequena (25mX26m de diâmetro), precisa de uma equipe de 08 a 10 pessoas, e essa equipe pode ser operacionalizada junto ao setor de SERVIÇOS GERAIS da Prefeitura, como também o transporte pode ser solicitado ao setor responsável pela FROTA da Prefeitura, que com certeza lhe atenderão, como tem lhe atendido na hora de transportar o PALCO da Secretaria da Cultura para FESTAS EM CIDADES PRÓXIMAS COM SANTA TEREZA. Tenho certeza também que o secretário de Administração ALISSON "CRISÂNTEMO" DA LUZ, lhe cederá o pessoal necessário já que é para atender a população, como têm cedido trabalhadores (zeladoras), em horário de expediente para limpar ASSOCIAÇÃO PARTICULAR, depois de FESTA POLÍTICA.

02 - O CIRCO DA CIDADANIA ESTÁ ATENDENDO CRIANÇAS DOS PROJETOS JÁ EXISTENTES.

Resposta: O Programa Atitude não é apenas para atingir os "Projetos já existentes". Mas sim, para atender as crianças e adolescentes que estão na "faixa de risco", ou seja: adolescentes e crianças com histórico de violência, drogas, alcool, família desagregada etc...

03 - ESTÃO DANDO "VALE TRANSPORTE" PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES IREM ATÉ O CENTRO ESPORTIVO PARA PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES DO CIRCO.

Resposta: Aí está o perigo! Jovens com o histórico acima podem usar o Vale Transporte, Vale Sim ou o dinheiro que está recebendo para se locomover e usar como moeda de troca para coisas "nada interessantes".

ATENÇÃO SECRETÁRIA:

Responsáblidade cultural têm a ver com responsábilidade "Social" também. A Cultura é um forte instrumento para a transformação da sociedade. Não adianta sentar na sua cadeira e ficar pensando numa forma de atingir a CLASSE PODEROSA da cidade através da cultura. Eles não estão nem aí! Quem quer ver a Claudia Raia, pega um avião e vai até o Rio de Janeiro. Agora a senhora já viu o BRILHO no "olhar" de uma criança do TARUMÃ, INTERLAGOS, SANTA CRUZ, PAULO GODOY, QUEBEC, SOL NASCENTE, VENEZA OU CASCAVEL VELHO quando assistem ou participam de uma atividade cultural???...
Claro que não, pois nas atividades mais simples a Cultura de Cascavel sempre objetiva apenas o CENTRO da cidade. Basta ver o "tal" PRAÇA ATIVA! Porque não faz PRAÇA ATIVA no Calçadão do Floresta??? Na PRAÇA PARIGOT??? No Calçadão do Cascavel Velho??? Na PRAÇA DO GUARUJÁ???... É necessário sempre ser na Praça Wilson Joffre???...

REALMENTE A CULTURA EM CASCAVEL VAI MAL! MUITO MAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário