sexta-feira, 9 de julho de 2010

MAIS UM EQUÍVOCO CULTURAL!!!


No dia 14 de junho leio no site da prefeitura de Cascavel interessante notícia a respeito de uma oficina regular de DRAMATURGIA. Apesar de me chamar a atenção, sabia que devido aos meus compromissos de viagens com espetáculos e aulas que ministro dificilmente poderia participar.

O que chamou a atenção depois disso, foi ver a noticia de "prorrogação das inscrições" da OFICINA DE DRAMATURGIA no site da prefeitura, no dia 30/06. Resolvi ler a matéria que não havia lido anteriormente.

Estranhamente, observei que o "ministrante" da oficina o professor DOUGLAS DARONCO, é graduado em ARTES VISUAIS com especialização em ARTE EDUCAÇÃO!!!???

Posteriormente 08/07 (ontem), uma nova "prorrogação" é informada no "portal" da municipalidade, com o mesmo teor, ministrante e oficina.

Parece que o que a prefeitura em especial a Secretaria da Cultura, por falta de informação técnica não consegue perceber, é que professor de ARTES VISUAIS, não têm "afinidades" com DRAMATURGIA!

DRAMATURGIA

Dramaturgia é a arte de composição do texto destinado à representação feita por atores. A palavra drama vem do grego e significa ação. Desse modo, o texto dramatúrgico é aquele que é escrito especificamente para representar a ação. O que se dedica a essa tarefa é o dramaturgo.

ARTES VISUAIS

Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma. Outras formas visuais dramáticas costumam ser incluídas em outras categorias, como teatro, música ou ópera, apesar de não existir fronteira rígida. É o caso da arte corporal e da arte interativa ou mesmo do Cinema e do Vídeo-arte, inter alia.

Portante "fraquíssimo" setor "técnico" da cultura (se é que tem), o professor DOUGLAS seria (ou será), um belíssimo ministrante de oficina de: CENÁRIO, FIGURINO, FOTOGRAFIA PARA CINEMA E VIDEO, DESIGNER GRÁFICO... Menos para "DRAMATURGIA", se o é capaz, não está "específicado" em seu curriculum.

ENTENDERAM AGORA PORQUE NINGUÉM ESTÁ SE INSCREVENDO NO CURSO???!!!

6 comentários:

  1. Não sei por que tanta indignação...o grande designer brasileiro, Aloísio Magalhães, formou-se em Direito...E também não entendo tanto preconceito, pois uma das principais características da Cultura Contemporânea é a mescla entre as diversas linguagens artísticas...Acho melhor você ler o curriculum do ministrante, pois lá consta sua formação na área de dramaturgia...Gostei da ilustração na página inicial...tudo a ver!
    Edna

    ResponderExcluir
  2. SERIA INTERESSANTE O PRÓPRIO MINISTRANTE DIVULGAR SEU CURRICULUM, JÁ QUE NO CENÁRIO LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL NINGUÉM TEM CONHECIMENTO DE SUA ATUAÇÃO DRAMATURGICA. ENTRETANTO NA SUA PRÓPRIA "ESPECIFÍCIDADE" NÃO NENHUM TIPO DE INFORMAÇÃO!
    O PROBLEMA É DIVULGAÇÃO. ENTÃO ELE PODE SER UM ÓTIMO ARTISTA PLÁSTICO E FANTÁSTICO DRAMATURGO. MAS É UM "MEDÍOCRE MARQUETEIRO" DO SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  3. dá uma olhada...
    http://www.sesipr.org.br/News62content102564.shtml

    ResponderExcluir
  4. COM ESSE CURRICULUM ESSA PESSOA DEVERIA TER VERGONHA DE ABRIR UM NÚCLEO DE DRAMATURGIA EM CASCAVEL! SERÁ QUE ESTÃO ACHANDO QUE AQUI SÓ TEM ANALFABETOS. EXPERIÊNCIA QUASE "ZERO" EM ESCREVER "PARA TEATRO". ABAIXO O CURRICULUM DO RAPAZ.
    Douglas Daronco: graduado em Artes Visuais com especialização em Arte Educação, iniciou sua relação com o teatro através do Grupo de Teatro Amador da Prefeitura Municipal de Curitiba, em 1999. Atuou nas montagens de A Morte tem Sete Herdeiros (1999); Entre Quatro Paredes (2002); O Apolo de Bellac (2003) e em diversas enquetes educativas. Em 2004, o grupo apresentou a peça "Nós", de autoria de Douglas. Desde então participa de diversos cursos na área de teatro e dramaturgia, com destaque para as oficinas da Fundação Cultural de Curitiba (2007/2008) e do Núcleo de Dramaturgia do Sesi Paraná. Como professor da rede pública estadual do Paraná, realiza projetos de arte educação e escreve esquetes e textos para teatro escolar.

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro,
    Você está julgando o livro pela capa, certo?
    Então eu vou julgar seu blog pela "capa" ou melhor... pela foto!
    Deveria respeitar mais o trabalho de quem ainda nem conhece. Lamentável sua atitude.
    Boa sorte nas próximas postagens!

    ResponderExcluir
  6. Rarararara.... Quer dizer que não divulga por não ter curriculum??? Fez o quê além disso que está acima de valor relevante para dramaturgia paranaense??? O pessoal do Sesi se quer ter algum tipo de respeito em Cascavel, que envie alguém que realmente entenda de dramaturgia. No mais deixe de ser IDIOTA e se identifique!!! Que vergonha!!! Julgue o blog da forma que vc quiser, pois ele tem apenas 63.000 acessos e é responsável por informar, opinar, criticar e difundir a cultura regional. Aconselho a ler o meu curriculum em http://www.acpt.com.br

    ResponderExcluir